Pular para o conteúdo principal

Escritores não estudam gramática



Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática.

E o que seria isso?

A própria escrita.
  

Escritores estudam escrita. Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores não precisam conhecer todas as regras das conjugações e tempos verbais, mas precisam saber como desenvolver uma trama que prenda a atenção dos leitores; eles não precisam ser exímios conhecedores de concordância, mas precisam dominar a técnica de criar personagens; não precisam saber como fazer redações técnicas coesas, expositivas e etc..., mas precisam conhecer como retirar a inspiração de tudo o que está a seu redor e passar para a folha de papel ou  para a tela do computador. Espero que você esteja acompanhando o meu raciocínio.

Mas então, isso significa que escritores não sabem gramática?

Pelo contrário. É óbvio que sabem, mas o que estou dizendo é que eles não estudam gramática tão profundamente a ponto de se tornarem catedráticos, porém, isso não significa que eles não a conheçam bem o suficiente para que possam usá-la sem maiores problemas em seu trabalho sem cometer grandes erros ou aberrações, mas a gramática não é o foco de quem deseja ser escritor, eles entendem que ela é importante e não a negligenciam, mas não necessariamente são os mais entendidos nela.

O que estou tentando dizer aqui é que grandes escritores não se aprofundam estudando gramática, eles a aprendem apenas o suficiente para conseguir escrever de forma a se comunicar bem com seus leitores e a partir disso passam o restante da vida estudando o que para ele é o centro de sua arte, a própria escrita.


E como eles fazem isso?

Na verdade, escritores estão sempre em processo de criação literária, mesmo quando não estão escrevendo. Eles estão sempre lendo livros de outros gêneros, que os provoque a aprender e assimilar novas formas que possam usar em seus próprios relatos; ou, estão sempre testando novas formas de escrever seus contos e tramas, procurando novas maneiras de desenvolver seus diálogos de um jeito que sua escrita evolua a cada livro escrito. Este é um aprendizado que nunca tem fim e gera muitos frutos para todos aqueles que se dedicam a ele.

É óbvio que alguns escritores negligenciaram essa verdade e foram pouco a pouco sendo deixados de lado e esquecidos até mesmo por seus próprios leitores, porque sem dedicação e estudo prático da escrita, passaram apenas a escrever novos livros repetindo o que já haviam escrito no passado, sem nenhuma evolução, sem nenhuma novidade; algo que fez com que os leitores ficassem cansados de ler novos livros com as mesmas tramas. Não se engane, se você quer se tornar escritor(a) precisa compreender que a evolução da sua escrita não está no estudo da gramática e sim no estudo da própria arte de escrever, você precisa descobrir como fazer para escrever melhor e de uma forma que, cada vez mais, crie uma conexão profunda com seus leitores; melhores diálogos, melhores tramas, melhores personagens, melhores cenários, melhores interações dentro do enredo e assim por diante, pois é isso o que vai manter a vontade de seus leitores em ler seus novos livros; romances, contos, poesias, artigos ou o que quer que você escreva.    

E como estudar a escrita?


Só existe uma forma comprovada de você estudar escrita, e é escrevendo. O bom é que você pode fazer isso sozinho, não precisa da ajuda de livros ou professores, portanto pratique, escreva, faça testes, crie personagens, sinopses, capítulos; desenvolva pequenas tramas, escreva contos, leia livros de gêneros diferenciados e se possível converse com outros escritores, pois você pode tomar contato com algo que possa ser aprendido e utilizado na sua escrita; veja o que funciona e o que não funciona para você, porque a beleza do estudo da escrita é que ele não é algo fechado ou matemático, pelo contrário, é algo que pode ser adaptado individualmente de acordo com suas preferencias e estilo.

Se você assimilar que precisa constantemente estudar e desenvolver a sua forma de escrever, muito mais do que seus conhecimentos gramaticais, vai aumentar suas chances de ser bem sucedido na carreira de escritor e terá ainda mais chances de permanecer sendo bem lido pelas pessoas simplesmente porque sua escrita estará sempre se renovando para melhor se conectar com elas.

Não seja negligente, saiba o suficiente de gramática para escrever bem, mas deixe o estudo profundo dela para os profissionais que fazem revisão de texto, concentre-se sempre em desenvolver o coração da sua arte.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Que tal fazer um rascunho do seu livro?

Você tem dificuldade em criar uma história para seu livro? Então que tal fazer um rascunho dele antes de começar realmente a escrevê-lo? Primeira dica: Faça algumas perguntas a você mesmo e em seguida tente encontrar as respostas; anote tudo. Você pode ter dúvidas sobre o tipo de perguntas, mas não se preocupe, foque em coisas simples como: * Que tipo de livro vou escrever? Será um suspense?  Uma aventura?  Terror? Ficção, ou o quê? *  Quem é o meu personagem principal? * Quais serão os caminhos iniciais que os personagens tomarão? * A propósito, quem e quantos serão os personagens iniciais? (Entre herói, vilão e coadjuvantes). * Em que lugar ou lugares a trama ocorre? * O que eu já sei sobre a narrativa? O que estou tentando dizer com isso é que esta é a etapa de desenvolver todo o arcabouço do livro, ou seja, a base e as estruturas principais; e isso só pode ser feito quando respondemos as questões que expus acima; é claro que aquelas não são nem ser...

5 Motivos para você ler mais se quiser ser um bom autor.

Sempre se fala dos muitos benefícios que a leitura proporciona às pessoas que tem este hábito virtuoso; a lista é grande, mas eu resolvi colocar 5 benefícios práticos específicos para quem deseja começar a escrever, e que podem ser percebidos quase que imediatamente após a leitura de um bom livro, às vezes isso acontece mesmo durante o processo. Toda pessoa que deseja ser escritor deve cultivar a leitura como parte básica de seu processo criativo, seja fazendo pesquisas, estudando sobre a arte da escrita ou consumindo o tipo de livro que deseja escrever; melhor se for as três. Ler estimula sua criatividade; desenvolve sua concentração, agrega mais conhecimento à sua vida, melhora sua memória e aumenta seu vocabulário pessoal ; todos estes benefícios podem ser utilizados e, de fato, serão necessários durante todo o seu processo de construção literária. Então vamos falar sobre cada um destes benefícios separadamente: 1: Ler estimula sua criatividade Criatividade é u...

Por que tentar ser publicado tradicionalmente pode ser ruim?

Já falei algumas vezes aqui no blog que editoras são empresas e como tal elas necessitam de receita para se manter, gerar empregos, lucro e tudo mais; não há nada de erado com isso, mas vou dividir com vocês uma experiencia real ocorrida comigo; na verdade foi mais como um experimento que fiz para demonstrar como tentar ser publicado por uma editora tradicional pode ser uma experiencia não tão boa para autores iniciantes. Fazendo minhas pesquisas na internet em busca de material relevante sobre o qual eu pudesse escrever no blog, deparei-me com o anúncio de uma editora tradicional pedindo para autores mandar seus originais com vistas a serem analisados para uma possível publicação; o anúncio dizia o seguinte:  "Agora ficou muito mais fácil ter uma obra sua publicada pela editora ...! Basta escolher uma das opções e nos mandar seu material." Quando vi este anúncio, me ocorreu fazer uma experiência para comprovar algo que tenho falado aqui no blog. Então o qu...