Pular para o conteúdo principal

Que tal fazer um rascunho do seu livro?



Você tem dificuldade em criar uma história para seu livro? Então que tal fazer um rascunho dele antes de começar realmente a escrevê-lo?

Primeira dica: Faça algumas perguntas a você mesmo e em seguida tente encontrar as respostas; anote tudo. Você pode ter dúvidas sobre o tipo de perguntas, mas não se preocupe, foque em coisas simples como:

* Que tipo de livro vou escrever? Será um suspense? Uma aventura? Terror? Ficção, ou o quê?
Quem é o meu personagem principal?
* Quais serão os caminhos iniciais que os personagens tomarão?
* A propósito, quem e quantos serão os personagens iniciais? (Entre herói, vilão e coadjuvantes).
* Em que lugar ou lugares a trama ocorre?
* O que eu já sei sobre a narrativa?

O que estou tentando dizer com isso é que esta é a etapa de desenvolver todo o arcabouço do livro, ou seja, a base e as estruturas principais; e isso só pode ser feito quando respondemos as questões que expus acima; é claro que aquelas não são nem serão as únicas questões com as quais nos depararemos no processo, mas provavelmente serão as mais básicas e comuns. use a imaginação e construa seu próprio questionário baseado naquilo que você já possui de pensamento sobre seu livro.

Cada livro, cada enredo, cada história terá perguntas muito específicas e somente você que é o autor terá as respostas; e o mais legal é que para algumas perguntas você não terá as respostas, ao menos no princípio; então não se desespere. Procure reunir o máximo de informações dentro do que você se propôs a escrever, se já houver algum personagem em sua mente transfira-o para o papel, da forma como ele estiver em sua cabeça, costumo dizer que isso é como descobrir diamantes em forma bruta.

Faça um rascunho do que você sabe sobre o livro que pretende escrever, como ele se apresentou para você; é possível que tudo o que você tenha seja um nome para o relato, então trabalhe isso comece explorando a partir do que tem e desfie o máximo que puder. Pode ser um título, pode ser uma trama, pode ser um personagem etc...

Rascunhe tudo o que puder para obter mais clareza e vá respondendo as perguntas iniciais que você mesmo já tiver identificado. É possível que muitas respostas principalmente com respeito à trama só surjam quando os personagens começarem a interagir com você e uns com os outros então não tente respondê-las antes do tempo; o fato é que quando você estiver fazendo o esboço inicial vai ficar claro quem serão seus personagens chave e que respostas eles darão a você no decorrer do relato.

Pode ocorrer também de você pensar inicialmente que precisa de um número “x” de personagens fixos que começarão e terminarão a estória e outros personagens móveis que serão como figurantes, ou aparecerão apenas eventualmente para interagir um pouco com o ,ou, os principais, mas algum destes acabarem ganhando tanta importância que não queiram mais sair do relato. Só estou citando isso porque comigo aconteceu não uma nem duas, mas várias vezes e são estes personagens com presença marcante que vão contribuir com as respostas que farão a coisa toda fluir.

Quando você terminar de rascunhar o máximo de informações que conseguir, e esse processo pode ser feito em uma hora, um dia, uma semana, um mês, um ano; cada pessoa é uma pessoa, respeite seu tempo, mas procure fazer de forma que você consiga a última informação antes de ter esquecido a primeira; anote tudo. É indicado que você trace uma meta nesse processo, estipule claramente um tempo máximo para que você realize seu rascunho inicial e se for necessário force a si mesmo a escrever. Evite procrastinar.

Talvez também você possa já estar com toda essa etapa formada na mente, há autores que ficam durante muito tempo “ruminando”  pensamentos e quando finalmente admitem que querem escrever uma estória, toda a parte de rascunho já esta prontinha na cabeça, se você é uma destas pessoas ótimo, isso lhe poupou este pequeno trabalho inicial e você já tem todas ou quase todas as idéias de que precisa, eu disse quase todas as idéias porque gosto de pensar que um livro é um mistério até para quem o escreve; mesmo com as informações iniciais, as coisas ainda são muito imprevisíveis, e o término do relato só Deus sabe, independente de se é o fim ou o princípio de algo ainda maior. Algumas estórias podem pedir que você inicie pelo fim e termine pelo começo e essa é uma das muitas satisfações dessa arte, não há limites.

Mas mesmo se você tiver grande parte do que vai escrever já pronto em sua mente; coloque no papel antes de realmente começar o trabalho de escrita. Colocar as ideias no papel vai lhe dar um panorama de como todas as coisas estão e ainda vai lhe ajudar a fazer os ajustes necessários para evitar inconsistências futuras no seu enredo.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Por que escritores escrevem?

Você sabe exatamente o motivo pelo qual você deseja ser um escritor(a)? Neste texto eu desejo fazer uma rápida reflexão a esse respeito e apontar para o motivo que pode levar você a ser mais bem sucedido nessa profissão. Primeiramente responda para si mesmo: O que é que fez você querer ser escritor? Ou seja, o que você está buscando nesta carreira? Algumas pessoas estão buscando fama, outros estão buscando dinheiro, outros estão em busca de reconhecimento de seu trabalho, outros procuram deixar um legado, também há aqueles que apenas querem escrever por escrever e etc... O fato é que existem inúmeras razões para uma pessoa desejar se tornar um autor, e todas elas são igualmente válidas, entretanto, eu acredito que há uma razão que pode levar você ao sucesso mais rapidamente e com menos estresse. E que razão é essa? Pessoas que geralmente alcançam sucesso na carreira de escritor(a) são aqueles que escrevem para comunicar algo aos leitores, seja contar uma história que o...

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi...