Pular para o conteúdo principal

Como escrever seu livro usando o Google Documentos?



Uma nova ferramenta que pode e deve ser considerada com carinho por você que deseja escrever seu livro é o programa de documentos da Google; o Google Documentos. E por que estou falando isto? Porque este programa é gratuito, de fácil acesso a todos, pode ser usado em diversos dispositivos com facilidade e possui uma estrutura visual fluida que ajuda a organizar e visualizar o seu livro enquanto você o escreve, visto que cada capítulo vai ficar disposto lado a lado como miniaturas na tela principal do programa, ou se você preferir escrever seu livro em um único documento, os capítulos podem ficar destacados visivelmente ao lado esquerdo em um sumário dinâmico e funcional, conforme você os identifica com a formatação adequada.

E como usar esta aplicação para escrever seu livro?

Primeiramente você deve acessar o programa pelo navegador Chrome usando sua conta do Google, em seguida crie um documento em branco e escreva a sinopse e a ideia inicial do seu livro, em seguida crie vários documentos correspondendo ao número de capítulos que seu livro vai possuir; lembre-se que antes deste processo você deve ter feito um planejamento prévio determinando quantos capítulos seu livro terá, porque assim vai ficar muito mais fácil você ter o controle da criação de cada um deles. 

Depois de criar um documento para cada capítulo do seu livro, coloque um título para cada capítulo e renomeie cada documentos; por fim; comece a escrever.

O Google documentos mantém todo o padrão de formatação do word e você não terá problemas para reproduzir seus textos no programa da microsoft se desejar; outro ponto a favor do docs é o fato de que seus escritos estarão sempre on-line e você poderá acessá-los de qualquer lugar com internet, dispensando assim o uso de Pen drives que podem ser perdidas  ou danificadas por qualquer descuido, tanto nossos quanto de terceiros.

Sem dúvidas esta aplicação do Google é uma ferramenta que agrega praticidade à vida de quem deseja escrever textos tão longos quanto romances ficcionais de qualquer tipo; ao usá-lo, nunca mais você terá de se preocupar  em perder seus originais caso seu computador tenha algum problema e você precise trocá-lo emergencialmente. Além disso, se você não abre mão de ter seu original armazenado em algum HD ou Pen Drive, ao terminar de escrever seu livro você poderá fazer o download do mesmo para seu computador tanto como arquivo do Word, quanto como PDF ou até diretamente como arquivo Epub.

Em resumo, tenho certeza de que este editor de textos da Google pode ser muito útil para quem deseja começar a escrever seus primeiros trabalhos, sejam eles contos, ou romances, com a vantagem de que tudo o que você escrever lá ficará disponível para sua visualização de uma forma simples e intuitiva, podendo ser ainda mais bem organizada com uma rápida, simples e fácil integração com o Google Drive. 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Que tal fazer um rascunho do seu livro?

Você tem dificuldade em criar uma história para seu livro? Então que tal fazer um rascunho dele antes de começar realmente a escrevê-lo? Primeira dica: Faça algumas perguntas a você mesmo e em seguida tente encontrar as respostas; anote tudo. Você pode ter dúvidas sobre o tipo de perguntas, mas não se preocupe, foque em coisas simples como: * Que tipo de livro vou escrever? Será um suspense?  Uma aventura?  Terror? Ficção, ou o quê? *  Quem é o meu personagem principal? * Quais serão os caminhos iniciais que os personagens tomarão? * A propósito, quem e quantos serão os personagens iniciais? (Entre herói, vilão e coadjuvantes). * Em que lugar ou lugares a trama ocorre? * O que eu já sei sobre a narrativa? O que estou tentando dizer com isso é que esta é a etapa de desenvolver todo o arcabouço do livro, ou seja, a base e as estruturas principais; e isso só pode ser feito quando respondemos as questões que expus acima; é claro que aquelas não são nem ser...

Por que escritores escrevem?

Você sabe exatamente o motivo pelo qual você deseja ser um escritor(a)? Neste texto eu desejo fazer uma rápida reflexão a esse respeito e apontar para o motivo que pode levar você a ser mais bem sucedido nessa profissão. Primeiramente responda para si mesmo: O que é que fez você querer ser escritor? Ou seja, o que você está buscando nesta carreira? Algumas pessoas estão buscando fama, outros estão buscando dinheiro, outros estão em busca de reconhecimento de seu trabalho, outros procuram deixar um legado, também há aqueles que apenas querem escrever por escrever e etc... O fato é que existem inúmeras razões para uma pessoa desejar se tornar um autor, e todas elas são igualmente válidas, entretanto, eu acredito que há uma razão que pode levar você ao sucesso mais rapidamente e com menos estresse. E que razão é essa? Pessoas que geralmente alcançam sucesso na carreira de escritor(a) são aqueles que escrevem para comunicar algo aos leitores, seja contar uma história que o...

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi...